Saber combinar as cores quando se decora uma casa faz muita diferença, pois cores podem definir todo um projeto e realmente influenciam as emoções dos moradores.

O conhecimento desse aspecto deve ser levado em conta por todos aqueles que estão pensando em como tornar os ambientes de suas casas mais agradáveis, acolhedores, energizantes ou suaves.

Enfim, cada cor deve ser escolhida tendo em vista sua combinação com as outras que vão compor um ambiente e também devemos pensar em que tipo de sensação queremos estimular naquele espaço. Um escritório requer mais energia, pois é local de trabalho; já quarto necessita de tons suaves, pois é o local de descanso.

Mas como combinar cores de forma equilibrada? Com a ajuda de um círculo cromático essa tarefa ficará mais simples.

Nele há várias opções de cores disponíveis e combiná-las se torna menos complicado.

O círculo cromático é formado pelas cores primárias, secundárias e terciárias.

As cores primárias são o amarelo, o azul e o vermelho. Estas, quando misturadas, formarão as outras  cores. Já as cores secundárias são o verde, o laranja e o roxo. Estas resultam da mistura entre duas cores primárias. As cores terciárias, por sua vez, resultam da mistura de cores secundárias e, por isso, são as variações de tons.

Essa informação é importante para que você aprenda a combiná-las. Por exemplo, a  cor amarela vai bem com tons de laranja, marrom e verde. Já a cor vermelha pode ser combinada com tons de marrom, lilás e laranja.  A cor azul combina muito bem com o verde, o roxo e o lilás.

Baseados na combinação correta das cores, podemos harmonizar qualquer tipo de espaço. Por exemplo, se temos um sofá vermelho, este ficará bonito com almofadas alaranjadas ou marrons.

Lembre-se que uma boa maneira de combinar cores, adequadamente, é considerando as tonalidades que foram misturadas.

O círculo cromático também permite que vejamos a divisão entre cores quentes e frias.

As cores quentes são amarelo, rosa, vermelho e laranja; já as cores frias são azul, verde e roxo. Saber isso é fundamental para escolher cores que aquecem ou suavizam ambientes.

As cores quentes, por exemplo, deixam os ambientes mais vivos, enquanto que as frias vão deixá-los mais aconchegantes. Vale lembrar que apesar de não constarem no círculo, as cores neutras _ branco, preto, cinza, bege e marrom _ também oferecem escolhas adequadas quando temos que combinar cores para qualquer tipo de ambiente.

Leia também o artigo: https://spazhiocroce.com.br/2020/06/24/casa-e-decoracao-pos-covid-qual-sera-o-novo-normal/
O escritório Spazhio Croce segue as tendências mais modernas desenvolvendo ambientes integrados que geram maior impacto e credibilidade à identidade visual dos clientes.
Visite o nosso Instagram e veja outras obras e projetos: https://instagram.com/spazhiocroce_arquitetura?igshid=jlpaa072rrxk