Hoje quero ‘falar’ com você sobre integração inteligente de ambientes, pois, se atualmente podemos dizer que ‘ temos o mundo nas mãos’ com nossos smartphones e que eles são ‘inteligentes’, faz todo sentido pensar que nossas casas também sejam ‘inteligentes’ não é mesmo?

Você sabia que nossos eletrodomésticos e outros dispositivos, quando integrados, podem nos ajudar bastante no dia a dia, oferecendo mais segurança, conforto e até sustentabilidade?

Alguns especialistas dizem que a além de facilitar a rotina, a tecnologia também pode servir para aproximar as pessoas.  Eu também penso dessa forma, por isso, a seguir, dou algumas sugestões para que você integre os ambientes de sua casa de forma inteligente e criativa.

Um dos suportes virtuais que ajudam nessa integração, também funciona como um ‘gestor’ (ou assistente virtual) e é através deste aparelhinho que podemos controlar a iluminação, a temperatura do ar-condicionado e o volume da TV, entre outras funcionalidades.

De maneira geral, a automação na área social está relacionada com a iluminação e os aparelhos de som e TV, por exemplo.  Podemos ter um sistema que produz cenas para as luzes e é possível criar uma iluminação mais intimista ou mais clara, dependendo de cada momento. E isto vale também para o controle do som ambiente que podemos fazer através do aplicativo ou de um controle de automação.

Já quando se trata da segurança, temos as fechaduras eletrônicas que, além de seguras, são discretas e elegantes. Estas fechaduras permitem que os moradores controlem a entrada/ saída de forma mais fácil, sem que tenham que se lembrar das chaves.  E ainda existem modelos que utilizam senhas, tags, biometria e aplicativos de celular. Outro recurso ‘inteligente’ são as câmeras de segurança que, atualmente, já estão conectadas aos aplicativos de celular e permitem monitoramento constante.

Outra grande vantagem dos eletrodomésticos inteligentes e das casas automatizadas é a redução e melhor uso da água e da energia elétrica. Isso acontece porque sensores de iluminação, por exemplo, apagam as luzes quando necessário e os próprios assistentes virtuais _ os ‘gestores’ _ podem nos ajudar nisso. Existem modelos que até nos avisam quando deixamos a geladeira aberta ou a TV ligada…

Outra ideia genial se relaciona com o uso de  interruptores bluetooth/wi-fi, estes  embora não sejam um sistema de automação residencial completo, são uma alternativa para quem quer se livrar dos fios.

Mas aqui, fique atento, pois se podemos controlar as lâmpadas por meio desses interruptores sem mais problemas,  o mesmo não acontece de forma tão rápida  com a internet via wi-fi, pois esta não funciona tão bem quanto aquela cabeada.

Leia também o artigo: https://spazhiocroce.com.br/2020/06/24/casa-e-decoracao-pos-covid-qual-sera-o-novo-normal/

O escritório Spazhio Croce segue as tendências mais modernas desenvolvendo ambientes integrados que geram maior impacto e credibilidade à identidade visual dos clientes.
Visite o nosso Instagram e veja outras obras e projetos: https://instagram.com/spazhiocroce_arquitetura?igshid=jlpaa072rrxk